quarta-feira, março 23, 2011

Alliance e Horde, amor e ódio.



       










X


Estive lendo um post muito interessante, sobre a visão de um grande jogador de World of Warcraft, esse jogador nada mais é que o Beto redator do blog Pergaminhos de Azeroth. Ele citou seus pensamentos acerca de cada facção e também suas experiências convividas durante os anos de jogo no World of Warcraft, demonstrando seu ponto de vista e no fim defendendo sua conclusão diante ao assunto. Como eu também joguei dos dois lados, tenho idéias próprias em relação a isso e como eu tinha feito um enorme comentário no blog do Beto e quando enviei deu um erro, fiquei muito chateado com isso (Não com seu blog Beto, mas sim com o Blogger que ainda não melhorou o sistema de comentários que é horrível, as vezes penso muito em ir para o Wordpress), então resolvi postar no meu blog a respeito do assunto, citando o post no Pergaminhos de Azeroth. Apesar das diferenças de pensamento em parte posso concordar com ele, afinal algumas coisas não são só lendas no WoW, mas sim verdades poucos expostas.

Horde dos defensores da honra

Quando alguém fala da Horda, também fala-se dos heróis e guerreiros injustiçados pela raça humana que não tem tolerância as "aberrações do mundo". Antes de mais nada jogo World of Warcraft desde dos 16 anos, desde de 2005 na realidade, atualmente tenho 22 anos e com muita experiência nesse jogo. Quando iniciei a fase noob no WoW, eu gostei da horda logo a primeira vista (aquilo virou uma paixão descontrolada), mesmo sem conhecer o Lore achava que horda era o "mal", a que pegava os mocinhos para dar uma surra, certo eu era um moleque e não sabia muita coisa do game. Eu gostava muito dos "Zumbis" como eu adorava chama-los, um dia também enlouqueci para poder ser o "Sen'jin" o Troll caçador, por isso até hoje mantenho meu hunter quietinho lá.

Deixando os sentimentos pela Horda, podemos relatar que essa facção é amada principalmente pelos brasileiros, que igualmente a mim, muitos no inicio enxergam a Horda como os vilões e de acordo com tempo percebem a real versão dos lados da moeda. A Horda é feita de heróis, que enfrentaram o medo a muito tempo, lutaram contra a escravidão, foram julgados antes mesmo de demonstrarem seu valor, mas venceram o sentimento de desprezo pela sua raça e juntaram as forças, não como uma "Liga da Justiça", mas como um conchave de guerreiros unidos para demonstrar ao mundo sua honra, demonstrar sua força e dizer que merecem o respeito. Horda não para de atacar até ver todos aos seus pés, horda não deixa o amigo ferido morrer facilmente, ele não da mão para ele levantar, mas da o machado para ele lutar até o fim, isso é a verdadeira Horda, feita por pessoas que encontraram seu sentido in-game nessa facção. Um horda não é uma pessoa de muita conversa mole, pois vemos nas próprias reuniões dos lideres que não é uma simples democracia, mas sim uma ditadura onde o que prevalece é a nobreza oculta de cada raça envolvida nela.

Por muito tempo eu estive nesse lado, fiz diversas amizades que até hoje estão comigo nas duras batalhas do World of Warcraft, mas eu com o tempo fui perdendo o brilho em relação a Horda, minha primeira Guild não durou muito tempo, comecei a procurar novas irmandades para compartilhar a força, mas sem sucesso, entrei em guilds de idiotas, de crianças bobas, de noobs que não queriam algo serio no jogo, mas sim falar sacanagem no ventrilo. Poxa, se existem tantos guerreiros honrados, onde estavam eles? Pois é meus amigos, a Horda aos poucos foi morrendo para mim, mesmo com todos os anos passados nela e com as amizades feitas na progressão do jogo. A Horda antiga, onde existam heróis leais no meu ver estava extinta, a partir daí eu vi que não era mais um FOR THE HORDE! e com isso procurei novos rumos, tentei jogar outros jogos, mas nada até hoje supera o WoW, não por gráficos modernos mas pelo calor que jogo nós traz, tanto que conquistou minha esposa.

Alliance e a lenda do "Lone Wolf"

Meu retorno para WoW não poderia ser mais doloroso para mim do que jogar na Alliance, fui convidado por meus amigos a voltar a jogar pelo lado que eu não gostava. Eu não me sentia bem no inicio, mas o tempo cura tudo, principalmente quando você encontra de novo o que procurava no World of Warcraft, amizades e pessoas boas para compartilhar o conteúdo do jogo, por algum motivo eu entrei em uma pequena guild chamada Justice of Elune, ela era lvl 1 e não tinha ninguém 85 (inclusive eu). Atualmente a guild está lvl 8 e com muita gente, pois a guild possuiu um lore próprio e a galera que faz parte dela é old school do WoW.

Sem dramas, você pode achar que para falar da Alliance alguém precisaria de poucas palavras, contudo, a alliance apesar de todos os seus erros passados, principalmente dos humanos, é um facção espetacular. Aos poucos você pode conhecer os mistérios fazendo as quests nos mapas allys, onde tem algumas muito legais, principalmente agora com o Cataclysm.

Um alliance não é apenas um "lone wolf" como muitos dizem por ai, que ally joga sozinho e etc. Eu percebi algo diferente na alliance em um ponto concreto, realmente os allys gostam de ser mais independentes, isso difere da horda e eu acho melhor assim pois não cria um vício que eu tinha de só jogar se meus amigos estivessem comigo, a diferença do ponto de vista é esse, não que um alliance é solitário e sim que é uma pessoa mais independente no jogo... na minha guild eu vi um cara pegar 85 em menos de 6 dias eu nunca vi isso na Horda. O pessoal é focado nas coisas, mas quando precisamos deles, estas pessoas focadas estão sempre a disposição, isso foi muito bom para mim que me equipei muito rápido, achei tudo na alliance mais fácil desde das quests até me equipar. Nas bg's eu não vejo tanto desequilíbrio assim, pois eu estou fazendo a minha parte, o que acontece é o despreparo dos ally's... a horda tem muito mais pessoas, logo, eles tem muita gente com experiência de jogo, com itens binds account e tudo mais, nada que um bom grupo não possa resolver.

Relativamente não fico preso a história de que a horda é o "bem", pois não existe bem e bom no World of Warcraft, mas sim conflitos de interesses. O mal na realidade são as tormentas do end-game, Illidan, LK, Deathwing agora... onde ambas as facções podem detê-los, se existiu uma diferença assim foi no classic, mas não chegou a dominar assim o que era bem e o que era o mal. Fico triste muitas vezes quando ajudo uma pessoa no mapa sendo atacador por algum horda e quando acontece o contrário ele para e fica olhando eu morrer, realmente isso é de doer o coração, só que por esse motivo estou em uma guild de valores, onde o que vale é ajudar nossos membros. Atualmente para mim a alliance é meu lar e por isso vou defender até o último sopro de vida, mas eu deixo uma questão a vocês, eu jogo no Warsong e a diferença é desproporcional entre as facções, fiz uma Tol barad nessa madrugada e estávamos atacando com quantidade bem inferior aos defensores da horda, por que nós vencemos? Não quero mostrar a vocês que alliance é melhor, mas pensem sobre isso.

Conclusões


Falar das duas facções é bastante complicado, havendo divergências, pontos de vista, coisas em comum, fãs boy, entre outras coisas. O cenário de luta entre as duas facções secou muito no Lich King, principalmente pela vinda do Death Knigth que é uma classe em comum entre elas, vinda dos desertores do exército de Arthas que não queriam mais lutar sobre os interesses do rei gelado (podia ser o garoto propaganda da Kibom). Com a chegada do aspecto Deathwing, a falta de alguns recursos e a invasão de terras alheias, possivelmente veremos maiores conflitos entre Horde e Alliance, o que para nós vai ser ótimo.


A horda é um ambiente propício a novos players e leva vantagem em relação a alliance, mas claro que essa facção tem um valor enorme no WoW, você poderá encontrar menos dor de cabeça de morrer no mapa para inimigos, talvez tenha mais auxílios pelo motivo da quantidade de players, mas nada que impede de você escolher a alliance como sua bandeira. Quanto a relação do lobo solitário, é uma lenda vista por algumas pessoas ante ao fato da independência de alguns jogadores na alliance, ser independe e querer ficar afastado um pouco mais não quer dizer que você não ajude o próximo, nem que você seja autista, jogar na ally para mim foi visto como desafio pessoal, hoje eu vejo um desafio pessoal é voltar para horda, devido a inúmeros motivos, alguns deles citados aqui.

Na real a vocês, o que importa na realidade não é a escolha de facção, classe e a parafernália toda, mas a escolha é das companhias que você ira dividir no tempo de jogo do World of Warcraft... eca amizade online, você nem conhece as pessoas que estão do outro lado? Sim, você não conhece, mas o aprendizado da convivência no jogo, a divisão de idéias, os motivos e tudo quanto pode ser compartilhado vem de berço, se você troca idéias com "babacas" o que você leva em troca? Nada, então saiba escolher seus colegas, pois eles serão companheiros para muitas horas, o resto pode ter certeza que você aprende e escolhe depois.

Alpheu Mattos
Takashi @ Warsong